Da Série de Onde Viemos – O Cosmo

14 de setembro de 2022

Da Série de Onde Viemos – O Cosmo

Da Série de onde viemos
O COSMO

Para compreensão de onde viemos é preciso conhecer a origem do nosso Cosmo, a Terra, o Sistema Solar, os planetas, a Via Láctea, as estrelas, outras galáxias conhecidas, os quasares etc.
Quando tomamos consciência da magnitude que envolve a existência, (O tempo e espaço) tudo isso nos deixa incrédulos. É preciso abandonar dogmas e crenças e liberar a mente para essa ideia da existência.
Atualmente graças à tecnologia já podemos visualizar numa simples tela uma pequena parte da dimensão do Cosmo. É FASCINANTE!

A teoria mais aceita sobre o surgimento do Universo - a do Big Bang - ( a grande explosão), afirma que toda a matéria surgiu violentamente numa explosão cósmica de energia, entre 15 e 20 bilhões de anos atrás e numa fração de tempo imensurável O Universo em nascimento começou a se expandir, e durante esse processo de altas temperaturas, teve início o resfriamento. Com isso surgiram a gravidade, os átomos, os quasares, as galáxias, as estrelas, os planetas. E nessa fase, com o prosseguimento do resfriamento, uma pequena nuvem de gás também se contraiu, dando origem ao sol com seus planetas.
A expansão do Universo continua até os dias atuais em meio a erupções cósmicas que dão origem a novas estrelas ou as aniquilam sob a forma de supernovas.

O Sol, que é uma estrela de tamanho médio, é uma das cem bilhões de estrelas aproximadamente que formam a Via Láctea, que por sua vez é uma das cem Bilhões ou Mais de galáxias que formam o Universo.

* sabe-se que a Via Láctea tem forma espiral, existindo outras formas, maiores e menores do que ela.

* para cruzar a Via Láctea de ponta a ponta levaríamos aproximadamente 100 mil anos-luz. (1 ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano a 300 mil km por segundo), sendo que os raios solares levam oito minutos para chegar à Terra percorrendo os 150 milhões que nos distancia.

* A Alfa Centauro, é a estrela mais próxima da Terra depois do Sol, aproximadamente 4 anos-luz.

* Muito provavelmente devido a força da explosão do Big Bang, a contração dos gases que originaram nosso sistema solar e as galáxias apresentaram um movimento giratório característico que foi legado aos astros celestes em forma de órbita.

* A Terra gira em torno do sol a aproximadamente 100mil km//h; o Sol com seus planetas girando, gira em torno do núcleo da Via Láctea a aproximadamente 800 mil km/h; e mesmo a Via Láctea se movimenta no espaço em uma velocidade calculada em 140 mil km/h indo ao encontro de um outro grupo local de galáxias; e todas caminham para outro ponto distante milhões e milhões de anos-luz, a uma velocidade aproximada de 900 mil km/h. UMA VERDADEIRA ODISSÉIA!

Continue com a gente!