Da Série Quem Somos – A Manifestação da Vida

15 de setembro de 2022

Da Série Quem Somos – A Manifestação da Vida

Da Série quem somos - A Manifestação da vida

A Ciência, através de suas descobertas e comprovações, demonstrou que a formação da vida em nosso planeta se deu pela ação de vários fatores interligados, que vão desde a formação de água na crosta terrestre, até a ação dos raios sobre os compostos orgânicos existentes nos oceanos, surgindo as moléculas vitais, que mais tarde originariam as primeiras células.

Essas primeiras células posteriormente aprenderam a fazer cópias de si mesmas, iniciando assim a escalada evolutiva que culminou no aparecimento do homem sobre a Terra, acontecimentos esses que que se deu por volta de 3 bilhões de anos atrás.

O ponto comum entre todos os seres que já existiram e existem é a unidade fundamental da vida, chamada Gene. De dentro das células, essa unidade comanda todas as ações e reações dos seres vivos, com o intuito que se reproduzam e perpetue toda a carga genética de cada espécie. Considerando que todas as espécies são originárias das mesmas células mães, logo muitos genes são comuns entre as espécies. Isso é fascinante e mais tarde descobriremos essas facetas!

Para melhor compreensão, relembramos esse estudo que foi feito no passado, podendo ser modificado com as novas descobertas.

Era arcaica - há 650/600 milhões de anos, marcada pelo período arqueozóico. Antes desse período, por um tempo aproximado de 3 bilhões de anos, a vida se manifestava na forma unicelular, ou seja, seres de uma única célula. Nessa época apareceram os antepassados dos anelídeos e surgem também as medusas, surgindo as primeiras células denominadas eucariontes, as quais possuem núcleo celular.

Era Paleozóica - há 550/250 milhões de anos, marcada pelos períodos:
1. Cambriano, com nascimento do plâncton, surgimento das esponjas e de outros animais com estrutura de concha;
2. Ordoviciano quando praticamente ocorre a explosão de aparecimento de invertebrados, iniciando-se o aparecimento dos primeiros peixes;
3. Siluriano, com aparecimento efetivo dos peixes (vertebrados);
4. Devoniano, primeiros sinais de transferência de vida do mar para a terra, através da vegetação às margens da água; início da ocupação da Terra pelos Anfíbios; surgimento dos Insetos;
5. Carbonífero, com o aparecimento das primeiras árvores, iniciando-se o domínio dos vertebrados terrestres - os répteis, surgimento das primeiras florestas e o domínio da Terra pelos Dinossauros, sendo estes os maiores animais que já existiram no planeta, habitando a terra por aproximadamente 140 milhões de anos.

Era Mezozóica - há 225/65 milhões de anos, marcada pelos períodos:
1. Triásico, começa o aparecimento dos mamíferos (que têm adaptação melhor que os répteis ao meio ambiente);
2. Jurássico - Surgem as aves, oriundas dos répteis;
3. Período Cretáceo - Desaparecimento dos dinossauros, surgimento das flores;

Era cenozóica - há 50 milhões de anos até os dias atuais, marcada como períodos:
terciário - , período em que ocorre a grande evolução dos mamíferos, aparecimento de rebanhos, surgimento dos primatas
Quaternário, - há 150 a 100 mil anos, surgimento do homem moderno.

No momento vale compreender, para aprimorar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento humano, que somos resultado de uma longa evolução que começou há bilhões de anos, pela simples agregação de moléculas que se tornaram células e, posteriormente seres pluricelulares.

Continue com a gente!